Grupos de Trabalho e Participação em Comissões / Conselhos / Diretorias Adjuntas na Sede

Departamento de Meio Ambiente -DMA
O Ciesp, por meio de sua Diretoria de Meio Ambiente e dos Grupos e Núcleos de Meio Ambiente de suas Diretorias Regionais, Distritais e Municipais, busca soluções e alternativas sustentáveis para as principais questões ambientais das empresas associadas, atuando regionalmente e contando com a capilaridade e representatividade da entidade pelo Estado.

Resume os principais regulamentos e exigências da legislação ambiental, e orienta os associados na adoção dos melhores procedimentos na tramitação legal. A área realiza workshops temáticos com parceiros como a CETESB, para indicar as ações mais eficientes nas atividades de licenciamento, gerenciamento de resíduos, tratamento de efluentes, controle de emissões atmosféricas, remediação de áreas contaminadas, estudos de análise de risco e de impacto ambiental, entre outros. Assessora nas tratativas sobre cobrança pelo uso da água junto aos comitês de bacias hidrográficas. Tem como Coordenador Edison Carmona de Moraes

Departamento Juridico – DEJUR
Orientação Jurídica do Centro das Indústrias do Estado de São Paulo – CIESP têm por atividade essencial a prestação de serviços de assessoria e suporte jurídicos às empresas associadas, diretamente ou por intermédio de suas Diretorias Regionais e Distritais, no tocante a assuntos e questões que afetam a classe industrial como um todo ou segmentos relevantes desta categoria, podendo propor ações judiciais acerca de temas que se mostrem prejudiciais ao desenvolvimento das indústrias paulistas.
A consultoria jurídica prestada pelo CIESP não contempla o atendimento a solicitações que digam respeito a atos ou fatos particulares de empresas individualmente consideradas, pois tal não se coaduna com suas atividades primordiais de representação coletiva das indústrias. Não obstante, questões de interesse individual que, sendo objeto de freqüentes consultas ou, por qualquer outro motivo, demonstrem interessar a grande número de empresas direta ou indiretamente representadas por este Centro das Indústrias, serão objeto de elaboração de pareceres ou propositura de ações judiciais, cujos dados estarão disponíveis para as empresas associadas e Diretorias Regionais do CIESP.
Além da assessoria e suporte jurídico às empresas, através de respostas a consultas, elaboração de pareceres e propositura de ações judiciais, o CIESP produz informes e dicas jurídicas que visam manter os industriais informados das alterações legislativas e das conseqüências daí advindas.
Tem como coordenador o Dr. Daniel de Freitas da empresa DE FREITAS ADVOGADOS.

 NJE do CIESP Taubaté 

Jos̩ Carlos Monteiro РCoordenador

Criado em 1992, o Núcleo de Jovens Empreendedores é um braço do Centro das Indústrias de São Paulo – CIESP e tem entre suas missões preparar novas lideranças para atuar na entidade e estimular ações que contribuam para o desenvolvimento regional. Na Regional de Taubaté, o NJE foi implantado em janeiro de 2004.

Esta nova coordenação está empenhada em compor um grupo de participantes ativos, interessados nas atividades e no crescimento da entidade em nossa regional e em uma participação efetiva nos programas do NJE Estadual.
Os jovens empresários e empreendedores que desejarem participar do NJE poderão fazer contato com a coordenação acima para sua inscrição e orientações de participação.
O NJE constitui-se em vários grupos formados por empresários de mais diversas atividades, que busca aglutinar, formar e desenvolver jovens lideres com perfil voltado ao crescimento das entidades de classe e à participação representativa na politica econômica paulista e brasileira.
Em todo o Estado de São Paulo o NJE do CIESP foca suas atividades para a formação de lideranças empresariais, capacitação do jovem empresário, além de estimular o jovem empreendedor a participar das ações da entidade representativa da indústria paulista.

DEPARTAMENTO DE AÇÃO SOCIAL – DAS

DAS – Departamento de Ação Social – Visa dar suporte às empresas na conscientização, compreensão e incorporação da Responsabilidade Social de modo sustentável aos seus negócios.
É coordenado pela empresária Francine Maia

O DEPARTAMENTO DE INTEGRAÇÃO TÉCNICA E ACADÊMICA – DITA

DITA – Departamento de Integração Técnica-Acadêmica – Ações e estudos que intermediam atividades de interesse das Indústrias e do mundo Acadêmico.

É coordenado pelo Professor Eduardo Enari, da empresa associada FAPETI de Taubaté.

O DEPARTAMENTO DE DESENVOLVIMENTO INDUSTRIAL – DDI

DDI – Departamento de Desenvolvimento Industrial – Ações e estudos que intermediam atividades de interesse para o desenvolvimento da indústria

É coordenado pelo empresário Temer de Andrade Saad.

O DEPARTAMENTO DE PROJETOS ESPECIAIS – DPE

DPE – Departamento de Projetos Especiais – Análise e estudos de temas especiais e pontuais de interesse da Entidade em benefício do desenvolvimento empresarial

É coordenado por Marcel Araújo da Empresa Campo Limpo Plasticos

GCOMEX РGrupo de Com̩rcio Exterior

Reunindo  profissionais voluntários deste segmento, com o objetivo de troca de experiência e pareceres sobre fatos, normas, leis, etc., que sejam inerentes às suas atividades profissionais e que interessam às empresas e ao CIESP de forma geral.

É coordenado pelo profissional Fernando A. Costacurta, da empresa Novametal

MR9- MACRO REGIÃO DO VALE DO PARAÍBA E ALTO TIETÊ

O CIESP reforçou a representação das Regiões nas decisões da Entidade com a nova configuração do Conselho Consultivo, que foi formado por 10 grupos representantes de todas as regiões do Estado, indicados pelas 4 Diretorias Regionais.

Com mandato de um ano, estes conselheiros exercerão um papel em dois sentidos. Um deles é avaliar as propostas do CIESP Estadual antes de serem apresentadas formalmente às 43 Diretorias Regionais.

O conselho também vai analisar as demandas das Regiões para o CIESP Estadual, antes de encaminhá-las ao destino.

A Região do Vale do Paraíba e Alto Tietê formou a MR9, composta pelas Diretorias Regionais de Taubaté, São José dos Campos, Jacareí e Mogi das Cruzes. A cada ano, um dos Diretores Regionais assume a Coordenação da MR9.

GET-GRUPO DE ESTUDOS TRIBUTÁRIOS

O Grupo de Gerenciamento e Estudos Tributários (GET), tem como principal objetivo  fomentar a análise e interpretação das legislações tributárias, no âmbito federal, estadual e municipal.

O GET tem como coordenadores José Aparecido Fritoli e Juscélia M. de O. Delfino.
Com a consulta a este grupo, as empresas associadas ao CIESP podem encontrar soluções ágeis e objetivas para a resolução de problemas tributários enfrentados pelas corporações no dia-a-dia.

Nas relações com a comunidade e com vários órgãos públicos, prestamos nossa colaboração participando de comitês e conselhos, entre os quais destacamos:

Comitê Executivo de Inovação do Sistema Municipal de Ciência, Tecnologia, Inovação e Empreendedorismo de Taubaté.

Fábio Soares Duarte – CIESP

Fundo de Solidariedade de Taubaté – FUSSTA

José de Arimathéa Campos – CIESP

Comissão Preparatória Municipal da 5ª Conferencia Municipal das Cidades do Município de Taubaté

Marcel Dalla Mariga Araujo – Campo Limpo

DIRETORIA ADJUNTA DE INFRAESTRUTURA – Gustavo Almeida – ALSTOM

DIRETORIA ADJUNTA DE MEIO AMBIENTE – Marcel Dalla Mariga Araujo – CAMPO LIMPO

DIRETORIA ADJUNTA DE RELAÇÕES INTERNACIONAIS NE COMÉRCIO EXTERIOR – Sinival José Inácio – MOGIMPEX

NJE – DIRETORIA ADJUNTA ESTADUAL – Francine Maia

COMCTI – Conselho Municipal de Ciência, Tecnologia e Inovação – PMT – Titular = Fábio Soares Duarte – Conselheiro CIESP

Suplente = Antonio Augusto Guimarães Oliveira – Diretor Titular CIESP

SUBCOMISSÃO DE PREVENÇÃO DE ACIDENTES EM TRANSPORTE RODOVIÁRIO DE PRODUTOS PERIGOSOS DA REGIÃO DO VALE DO PARAÍBA – Temer Saad – INOVA

COMISSÃO MUNICIPAL DE EMPREGO DE PINDAMONHANGABA

– Titular = Domingos Dantas – Thermojet do Brasil Ltda

Suplente = Charles Almeida – BASELL

COMTUR – Conselho Municipal de Turismo de Taubaté

Titular – Edison Carmona de Moraes

Suplente – Antonio Luis Ravani

CONSELHO DA PREVIDÊNCIA SOCIAL

Titular = José Mauro Bianchim – CONFAB

Suplente = Cláudio José Issao Yokogawa – GESTAMP

CONSELHO DE ASSESSORAMENTO TÉCNICO DA SECRETÁRIA MUNICIPAL DE DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO, CIÊNCIA, TECNOLOGIA E INOVAÇÃO DA PREFEITURA DE LORENA
Wilson Rosa Cordeiro – Apolo Tubulars S.A. e Felix Torres Segui Júnior – Orica do Brasil Ltda